top of page
  • Aurizon Engenharia

Nova Dutra - Demolição Controlada e Reconstrução da Ponte sobre o Rio Maxambomba (BR-116)


Obra de alargamento da ponte sobre o Rio Maxambomba, localizada no km 177+460 m, Pista Norte da Rodovia Presidente Dutra BR-116, Estado do Rio de Janeiro.

A concepção estrutural utilizou o sistema ABC (Accelerated Bridge Construction) que prevê a utilização, de elementos pré-fabricados. Tal sistema foi uma exigência da NovaDutra/Engelog para minimizar o impacto causado pela interdição da pista norte da rodovia durante o período de implantação da nova OAE.

A OAE existente foi demolida (por metodologia de demolição controlada) e substituída por nova estrutura pré-moldada, com as seguintes características:

• Tabuleiro: vão teórico de 14,80 m e comprimento total de 16,24 m; seção transversal com 11,60 m e largura útil (leito carroçável) de 10,80 m;

• Lajes em caixão perdido pré-moldadas e pré-fabricadas em concreto armado com 70 cm de altura;

• Protensão transversal para solidarização das peças de laje;

A fundação constituiu de quatro tubulões a ar comprimido em cujos topos há um bloco de transição para encaixe das vigas travessas. Devido a proximidade da pista sul e da marginal norte, foram executadas contenções provisórias (cortinas) por meio de estacas tipo raiz, viga de coroamento e tirantes manuais, possibilitando assim a escavação do terreno para a execução do bloco de coroamento e das vigas travessas sem interrupção do tráfegos das pistas vizinhas.

As vigas travessas, juntamente com as cortinas de encontro, são pré-moldadas e pré-fabricadas e estão ligadas a muros de ala nas extremidades. As lajes de aproximação também pré-moldadas e pré-fabricadas apresentam-se em ambos os encontros.

O leito carroçável possui faixa de segurança de 0,60 m, duas faixas de rolamento de 3,60 m cada e acostamento com 3,00 m. A declividade transversal da pista de rolamento é de 1,50%.

76 visualizações0 comentário
b3d3a8_19cadc9316684e9eae4b35c40b1d33c3_mv2.webp
bottom of page