• Aurizon Engenharia

Nova Dutra - Reforço e Recuperação do Viaduto Cotiara no km 272+880 (BR-116)


Reforço e Recuperação do Viaduto Cotiara no km 272,88, Pista Sul, na Rodovia Presidente Dutra (BR-116), no estado do Rio de Janeiro.

Trata-se de uma Obra de Arte Especial com estrutura em alinhamento em curva, principalmente nos vãos 05 e 06, normal ao obstáculo no encontro ENC1 e esconso no encontro ENC2, em rampa com inclinação descendente para Sul (São Paulo) no sentido longitudinal e seção transversal com declividade unilateral para Oeste no encontro ENC1 e declividade unilateral para Leste nos demais vãos e no encontro ENC2.

O viaduto apresenta comprimento total de 165,20 m, composta por 6 (seis) vãos contínuos com arranjo estrutural em caixão bi-celular com altura interna variável, composto por duas almas externas e uma alma interna, além de 9 (nove) vigas transversinas, sendo uma por apoio e uma intermediária por vão.

Transversalmente, a obra apresenta largura total de 12,00 m, constituídas por duas faixas de rolamento, faixa de aceleração e desaceleração, além de faixas de segurança, totalizando 11,20 m de largura útil. A OAE ainda possui barreiras rígidas posicionadas em ambas as laterais da pista.

A execução do reforço foi em decorrência a adequação da estrutura para o TT45, onde foi executado um reforço na sobrelaje da estrutura e a implantação de cordoalhas protendidas nos entornos das longarinas (sentido longitudinal).

#NovaDutra #2015

0 visualização

© 2019, desenvolvido por RL Sites.