• Aurizon Engenharia

Ecoponte - Implantação de Baias Operacionais - Ponte Rio Niterói (BR-101)


Implantação de duas baias operacionais, uma sentido Rio de Janeiro e outra sentido Niterói, na lateral da OAE existente, totalizando 96 m de extensão e dimensionada para o TB450.

A superestrutura de cada baia é formada por três tabuleiros de 32 m cada, composta por 2 longarinas metálicas de 160 cm de altura no vão e 105 cm junto ao apoio, interligadas por transversinas metálicas e contraventamentos. As longarinas estão solidarizadas a laje de concreto armado de 23 cm de espessura por meio de conectores soldados no perfil, trabalhando como viga mista.

Longitudinalmente a superestrutura das baias estão separadas da estrutura existente através de uma junta de dilatação longitudinal. Transversalmente cada baia apresenta 440 cm, composta por barreira rígida de 40 cm já considerando a placa de acabamento e uma faixa de baia com 400 cm, com a inclinação transversal de aproximadamente 2,0%. A mesoestrutura é uma estrutura metálica independente da estrutura existente e é composta por um par de travessas metálicas com altura variável entre 3,60 m e 1,90 m, interligadas por contraventamentos e apoiadas sobre pilares, também metálicos, contraventados entre si.

A fundação existente é composta por um bloco sobre estacas metálicas e devido ao acréscimo de carga, ampliou-se o bloco de fundação e implantou-se estacas adicionais tipo raiz Ø450mm.

#2016 #Ecoponte #RiodeJaneiro #PonteRioNiterói

125 visualizações

© 2019, desenvolvido por RL Sites.