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  • Aurizon Engenharia

CART - Reforço e Alargamento - Km 585+700 (SP-270)


Alargamento e Reforço da Ponte sobre o Ribeirão Guaiçara no km 585+700 na Rodovia Raposo Tavares (SP-270).

A estrutura original é composta por um tabuleiro formado por cinco longarinas com vão de 30,00 m e balanços em suas extremidades de cerca de 5 m. As longarinas têm seção e altura constantes ligadas por lajes e transversinas de apoio e intermediárias. Toda superestrutura está apoiada sobre vigas de coroamento que por sua vez apoiam-se sobre pares de tubulões.

Para o alargamento da obra foram implantadas novas linhas de apoios sobre blocos estaqueados. À superestrutura foram adicionados novos tabuleiros com longarinas pré-moldadas em concreto armado e protendido em seção I com altura constante de 1,80 m com espaçamento constante de 2,10 m no tabuleiro constante e distribuição em leque de 1,65 m a 2,22 m em outro. Sobre as vigas foram colocadas placas pré-moldadas de 6 cm de espessura, servindo de formas para a concretagem do restante da laje, que tem espessura média de 21 cm. As placas já contêm a armadura positiva da laje. A solidarização do conjunto é conseguida na concretagem “in loco”, graças a armaduras salientes, deixadas nas vigas.

Para a solidarização de toda superestrutura foram deixadas armaduras salientes que fizeram a conexão à existente na etapa final de execução de acordo com o método construtivo. Alterado o dimensionamento do trem tipo para TT-45.

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